Faipes 2019 promove debates para o fortalecimento das Fundações de Apoio

porcomunicacao fundep

Faipes 2019 promove debates para o fortalecimento das Fundações de Apoio

Encontro reuniu dirigentes e profissionais de instituições de Minas Gerais e outras regiões do Brasil para discussões, inspirações e tendências >>>>

A décima segunda edição do Faipes – Encontro Anual de Dirigentes de Fundações de Apoio às Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais – foi realizada nos dias 17 e 18 de junho, na UFMG, em Belo Horizonte (MG).

Sob a organização da Fundep, o evento reuniu dirigentes e profissionais das Fundações de Apoio do estado e de outras regiões do país, como Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, para reflexões, discussões, trocas de experiências e aprendizados com vistas ao fortalecimento do ecossistema, inspirações e tendências para a atuação e o desenvolvimento das instituições.

Confira um resumo do evento:

Programação

Na solenidade de abertura, a participação da Reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart de Almeida, que deu as boas-vindas à UFMG ao público de instituições de várias regiões do país, e falou a importância das Fundações de Apoio para o futuro das ICTs.

Nas palestras, o prof. Ado Jorio, pesquisador da UFMG, considerado um dos cientistas mais influentes do mundo, compartilhou os desafios de um desenvolvimento sócio-econômico na era do conhecimento, na visão de um agente de geração do conhecimento das áreas tecnológicas, um “cliente” das Fundações de Apoio, abordando, também, o papel das Fundações. Reflexões sobre a pesquisa do presente e a urgência da gestão, realizada pelas fundações, para exponencializar o conhecimento brasileiro.

O Faipes 2019 também contou com palestra do prof. Nívio Ziviani, cientista referência internacional e especialista em Machine Learning, que abordou a geração de riqueza por meio de empreendimentos inovadores (caso Kunumi), contando também a importância da atuação das Fundações apoiando seu propósito.

Oficinas

Em dois dias de encontro, foram promovidas oficinas técnicas sobre temas de interesse das Fundações. Confira apresentações disponíveis:

Faipes
O encontro acontece todos os anos, desde 2008. As seis últimas edições aconteceram de 2018 a 2013, respectivamente, nas cidades mineiras de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Uberlândia, São João del Rei, Itajubá e Lavras. Em 2020, a expectativa é que seja realizado em Montes Claros.

O principal objetivo do Faipes é promover ampliação do conhecimento técnico e prático, indispensável ao desenvolvimento institucional das fundações de apoio. Trata-se de uma oportunidade também de promover a confraternização entre dirigentes e colaboradores e propiciar melhores entendimentos.

Sobre o Autor

comunicacao fundep administrator