O Faipes

O Encontro Anual de Dirigentes de Fundações de Apoio às Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Faipes) é uma organização que representa as fundações do Estado e ocorre com o propósito de difundir as informações relativas às instituições de apoio.

Uma Fundação de Apoio tem a finalidade de auxiliar projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, de interesse das universidades e institutos de pesquisa viabilizando a relação entre academia e sociedade.

Desse modo, o Faipes acontece todos os anos, desde 2008. As seis últimas edições aconteceram de 2013 a 2018, respectivamente, nas cidades de Lavras, Itajubá, São João del Rei, Uberlândia, Belo Horizonte e Juiz de Fora.

O Encontro apresenta debates de diversos assuntos no âmbito jurídico e institucional das instituições de apoio, bem como traz temas variados envolvendo a relação entre as Instituições Públicas de Ensino Superior e suas fundações e as relações com órgãos de fomento.

O principal objetivo do Faipes é promover ampliação do conhecimento técnico e prático, indispensável ao desenvolvimento institucional das fundações de apoio. Trata-se de uma oportunidade também de promover a confraternização entre os interessados e propiciar melhores entendimentos.